Urbs Móvel já fez mais de mil atendimentos em pouco mais de um mês

Em pouco mais de um mês de funcionamento, o Urbs Móvel já fez mil atendimentos aos passageiros do transporte coletivo. O micro-ônibus, que percorre a cidade, oferece vários serviços relacionados ao cartão-transporte para a população, como confecção da primeira via, atualização, desbloqueios, troca de limite.

O Urbs Móvel entrou em operação em 8 de junho e até 10 de julho foram contabilizados 1.061 atendimentos, dos quais 292 referentes ao cartão usuário e 68 ao cartão idoso. Também foram realizados 701 atendimentos sobre informações de outros serviços.

Os principais atendimentos executados, neste primeiro mês, foram confecção da primeira via do cartão e renovação do cartão do idoso. Mesmo com a pandemia e a prorrogação do prazo de renovação dos cartões isentos até final de agosto, muitos idosos estão procurando pelo serviço.

URBS Móvel
Foto: Luiz Costa/Secretaria Municipal de Comunicação Social
Como funciona?

O micro-ônibus fica cada dia em um endereço, sempre próximo a locais com grande fluxo de pessoas. O veículo, cedido pelas empresas de ônibus, permanece uma semana em cada região (norte, sul, leste, oeste e mais a regional do Boqueirão).

“É uma forma de levar o serviço à população, especialmente em um momento em que as pessoas devem evitar se deslocar muito por conta da pandemia do novo coronavírus”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba.

Os locais em que o Urbs Móvel está em cada dia podem ser conferidos no divulgados no site da Urbanização de Curitiba.

No micro-ônibus, o passageiro pode fazer a primeira via do cartão-transporte gratuitamente, conferir extrato na tela, trocar limites e fazer a atualização, além da renovação do cartão idoso. Também é possível fazer a segunda via do cartão-transporte, desde que sem custo.

Os demais cartões isentos e estudantes não serão feitos neste momento, assim como nenhum serviço que demande movimentação financeira (como segunda via com cobrança e emissão de extratos).

O horário do micro-ônibus é o mesmo do atendimento da Urbanização de Curitiba – 11h às 17h – nos dias úteis. O ônibus fica estacionado sempre no mesmo endereço durante esse período.

A documentação necessária para a confecção do cartão pode ser conferida no site da Urbanização de Curitiba.

Atualmente, 70% dos pagamentos da tarifa são realizados com cartão-transporte em Curitiba. São 1,82 milhão de cartões ativos, de acordo com a Urbanização de Curitiba, além do cartão isento dos idosos (165,6 mil) e do isento de pessoas com deficiência (15,2 mil).

Desde o ano passado, a Urbanização de Curitiba vem ampliando também os locais de recarga do cartão, que hoje podem ser recarregados, além das bancas de jornais e pela internet, em terminais (Pinheirinho, Santa Cândida, Barreirinha, Cabral, Bairro Alto, Santa Felicidade, Campo Comprido, Cidade Industrial de Curitiba, Capão da Imbuia e Carmo), via aplicativos (Qiwi, Recarga Pay e Mercado Pago) e em algumas lojas dos supermercados Condor (Pinheirinho, Campo Comprido, Santa Cândida e Cajuru).

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.