Zoneamento de ruído na região do Aeroporto Afonso Pena é discutido em reunião

Uma equipe da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de São José dos Pinhais se reuniu com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), órgão governamental que administra os aeroportos brasileiros, no Aeroporto Afonso Pena nesta sexta-feira, dia 19 de julho, para conversarem sobre o novo Plano de Zoneamento de Ruídos que foi adotado em fevereiro deste ano, e que substitui a versão de 1984, traz uma melhor definição das áreas de ruídos em áreas aeroportuárias.

O encontro faz parte do Acordo de Cooperação entre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e a Prefeitura de São José dos Pinhais para realizar trabalho em conjunto em prol do município.

A proposta do órgão e da Prefeitura de São José dos Pinhais é realizar um adequado tratamento acústico nas residências que ficam ao redor do Aeroporto Afonso Pena para trazer mais conforto aos moradores especialmente no período noturno, quando as aeronaves realizam testes de motores que causam ruídos elevados.

Nesta reunião também foi discutida a mobilidade urbana no entorno a zona aeroportuária.

Mapa Infraero
Foto: Edison Renato/Prefeitura de São José dos Pinhais

Nádia Besciak, diretora-geral de Urbanismo do município, faz um balanço positivo sobre os temas do uso do solo e do Plano de Zoneamento de Ruídos. “Pudemos conversar com a Infraero sobre os impactos sobre o plano de ruídos que eles desenvolveram para São José dos Pinhais. Discutimos também sobre outras coisas que estão previstas neste termo de cooperação, como a questão de mobilidade em torno do aeroporto, e vendo quais são as próximas etapas de trabalho”.

O arquiteto da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária de Brasília, Paulo Sérgio Ramos Pinto diz que este acordo é um ponto de entendimento e interação entre Prefeitura de São José dos Pinhais e o aeroporto o planejamento e administração do uso do solo na área. “Está uma parceria de sucesso até agora, e este acordo acaba de fazer um ano, nós temos ainda outros temas neste acordo que tem vigência por mais quatro anos”.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.