Em setembro e outubro deste ano, a Superintendência de Trânsito sinalizou 20 quilômetros de vias do Hauer, Boqueirão, Xaxim e Alto Boqueirão.
Foram feitas pinturas de faixas, sinalização horizontal, instalação de placas, lombadas, protetores de pedestres e reforço de sinalização em locais de grande tráfego de pedestres, como escolas.
A esquina da Rua Omar Raymundo Picheth com a Rua Carlos Pisani ganhou um novo semáforo. Essa foi uma das mudanças para aumentar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres na região.
Sinalização horizontal
Alguns dos trechos recém-sinalizados foram os que receberam a revitalização do asfalto, como os 1.100 metros da Rua Coronel Luiz José dos Santos, no Boqueirão, e os 2.172 metros da Rua Francisco Derosso, no Xaxim.
Na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, no Hauer, recém-asfaltada, a sinalização horizontal se estendeu por toda sua extensão.
Outras ruas que estão com tinta fresca são Antônio Schiebel, Napoleão Laureano, Maestro Carlos Frank e Anne Frank, no Boqueirão.
O coordenador técnico da Regional Boqueirão, Alessandro Presznhuk, explica que a pintura foi feita com tinta termoplástica, que é um material de maior durabilidade.
“Algumas das intervenções foram além da revitalização, como a intervenção que agora evita uma conversão irregular na Rua Evaristo da Veiga, com a instalação de tachões e pintura”, conta Alessandro Presznhuk.
O projeto implantado pela Superintendência de Trânsito, diz o coordenador, foi uma estratégia eficaz para acabar com um atalho improvisado e perigoso: antes da implantação da nova pintura e dos tachões, alguns motoristas acessavam a Rua José Peixoto de Lacerda cruzando a Rua Anne Frank na contramão, em vez de dar a volta na quadra.
Nas vias também foram feitas pinturas de “Pare” e “Devagar”, aconselhando a redução da velocidade nos pontos em que foi constatada a necessidade. Nos quatro bairros, foram instaladas 23 lombadas e feita a manutenção de placas danificadas.
Ciclovias
A Avenida Marechal Floriano Peixoto, que já havia ganho as bicicaixas, também teve reforço da pintura na ciclovia, priorizando a segurança dos ciclistas
Será realizada a manutenção da sinalização de todos os cruzamentos rodocicloviários da Avenida Marechal Floriano Peixoto, num total de 7 quilômetros dos 12,5 quilômetros de extensão da avenida.