Avenidas Visconde de Guarapuava e Wesceslau Braz terão motocaixas

Motociclistas que circulam pelas avenidas Visconde de Guarapuava e Presidente Wenceslau Braz passarão a contar com um espaço específico delimitado para espera da abertura do sinal verde, à frente dos demais veículos. As chamadas motocaixas são delimitadas pela pintura do pictograma de uma moto, e placas, próximo dos cruzamentos.

Anunciada nesta segunda-feira, dia 27 de julho de 2020, Dia Nacional do Motociclista, a novidade será implantada até a próxima semana, como parte da última fase da pintura viária nas avenidas, que estão passando por revitalização no pavimento.

“É mais uma forma de ampliar a segurança dos motociclistas no trânsito, assim como o novo asfalto proporciona mais tranquilidade a todos que dirigem pelas ruas”, aponta a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

“São vias chamadas arteriais, com maior capacidade de receber veículos e em sentido único – no caso da Wenceslau Braz, com sentidos separados por canteiro central -, onde podemos contribuir para reduzir o índice de acidentes envolvendo motociclistas”, acrescenta a superintendente.

Todos os 16 cruzamentos semaforizados da Avenida Visconde de Guarapuava, nas duas pistas, terão motocaixas. É uma extensão de 2,2 quilômetros, entre as ruas General Carneiro e Desembargador Motta.

Na Avenida Wenceslau Braz serão quatro motocaixas por sentido (Linha Verde e Portão), em trechos de aproximadamente 2,5 quilômetros. Haverá motocaixas nos cruzamentos com a Avenida Santa Bernadethe e com as ruas Camilo Castelo Branco, José de Almeida Garrett, Roberto Faria e Antônio Bariquelo.

Acidentes e ampliação do projeto

Análise da Superintendência de Trânsito, com base em dados de acidentes registrados pelo Batalhão de Polícia Militar, mostra que a Avenida Visconde de Guarapuava está entre as dez vias da cidade com maior número de acidentes envolvendo motociclistas, ocupando a nona posição.

No acumulado dos últimos cinco anos, foram 145 acidentes na avenida. Na Avenida Wenceslau Braz, foram 51 acidentes no período.

Outras vias importantes de ligação entre bairros também já receberam o projeto-piloto das motocaixas. É o caso do trecho sul da Linha Verde e da Avenida Presidente Kennedy, onde a implantação aconteceu no fim de 2019. Antes disso, o projeto foi testado em dois pontos das avenidas Victor Ferreira do Amaral e Marechal Floriano Peixoto.

Curitiba bem-cuidada

O asfalto novo das avenidas Visconde de Guarapuava e Wenceslau Braz integra um pacote que ultrapassa 400 quilômetros de revitalização, por toda a cidade. Iniciado em 2017, o programa de recuperação da malha viária alcança a marca de 749 ações de pavimentação em 657 ruas, sendo que algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.