Com o movimento do Vale do Pinhão, Curitiba se reinventa também com um legado de obras inovadoras para a priorização do pedestre e da mobilidade limpa por toda a cidade. Seja na Voluntários da Pátria, como “Rua Completa”, ou no corredor de acessibilidade do Largo da Ordem, no Setor Histórico, partes integrantes do programa Rosto da Cidade, o cidadão é o centro de tudo. Ou ainda no conceito de mobilidade compartilhada aplicado junto às estações-tubo da República Argentina, no Projeto Caminhar Melhor de melhoria da acessibilidade e promoção da mobilidade ativa, na proposta de eletromobilidade do novo Inter 2, que terá frota de ônibus elétricos e pontos de ônibus autossustentáveis com wi-fi gratuito e energia solar. Os primeiros modelos, inclusive, já começaram a ser testados em setembro deste ano e continuam até 2023.
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A cidade se alinha ao que o mundo preconiza, tendo como referência os seus exemplos de sucesso, como o reconhecido BRT, as áreas verdes que se espalham pelos bairros e o primeiro calçadão de pedestres do país, a Rua XV de Novembro, que completou 50 anos em 2022.
Bairro Novo do Caximba
A promoção de iniciativas públicas e privadas em Curitiba, preconizada pelo Vale do Pinhão, com foco em cidade inteligente, vão tornar Curitiba ainda mais inovadora em reurbanização urbana. No Bairro Novo do Caximba, construções irregulares darão lugar ao primeiro bairro inteligente do Brasil, com boas práticas ambientais, moradias dignas para mais de mil famílias e estímulo à economia circular com capacitação dos moradores. O canteiro de obras das primeiras 752 residências começou a ser instalado no início de outubro.
Além disso, com o Curitiba Mais Energia, a cidade sai na frente na adoção de iniciativas de mitigação das mudanças climáticas listadas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), lançado no fim de 2020. O documento estabelece as diretrizes da capital no setor.
Da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas, campanha com divertidos personagens que incentiva o cidadão a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia, Curitiba está desenvolvendo de forma efetiva iniciativas para garantir um futuro melhor para o planeta.
Tudo começou, em 2018, com a instalação das primeiras casas do Cohab Solar, e continuou com a inauguração dos painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, que oficialmente deu início ao Curitiba Mais Energia.
A Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba, e o Salão de Atos do Parque Barigui também contam com painéis solares.
Pirâmide solar
Com o projeto Bairro Novo do Caximba, a cidade vai ganhar ainda uma usina solar no lugar do aterro sanitário desativado. Os trabalhos de instalação dos painéis da chamada Pirâmide Solar estão em andamento e devem ser concluídos em dezembro deste ano.
A próxima etapa do Curitiba Mais Energia inclui a licitação de mais sistemas fotovoltaicos para os telhados dos terminais de ônibus do Santa Cândida, Boqueirão e Pinheirinho, bem como da Rodoferroviária de Curitiba.
Com todos os sistemas instalados e em funcionamento, 60% da energia consumida pelos equipamentos municipais será renovável e gerada pelo município.
Outras iniciativas inovadoras adotadas por Curitiba e que serão legados da administração Rafael Greca:
- Luminária inteligente – Desde junho de 2022, Curitiba está testando a 1ª luminária inteligente com antena 5G integrada do Brasil. A tecnologia, na prática, transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como wi-fi o sinal do 5G. O equipamento ainda tem outras funcionalidades voltadas para cidades inteligentes, como câmeras de videomonitoramento, telegestão, reconhecimento facial, gestão semafórica e sensor de ruído.
- Primeira PPP de Curitiba – Leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3) definiu, em setembro deste ano, a empresa que terá a concessão do serviço de iluminação pública, através da primeira parceria público-privada (PPP) realizada pela cidade. A vencedora foi a Engie Soluções de Iluminação Pública, que investirá aproximadamente R$ 329 milhões ao longo de 23 anos de concessão. Curitiba ingressa, assim, em nova fase, com a evolução do modelo atual, modernização do sistema de iluminação em toda a cidade, redução do consumo de energia, menos emissões de gás carbônico (CO2) e mais segurança aos curitibanos.