Bairro Xaxim recebe instalação de conjunto de semáforos

Semáforos Xaxim
Foto: Valdecir Galor

Atendendo a pedidos de moradores do Xaxim, a Prefeitura de Curitiba está instalando um conjunto de semáforos no cruzamento das ruas Paulo Setúbal e Hipólito da Costa.

Os trabalhos de implantação dos equipamentos de sinalização eletrônica foram iniciados na segunda quinzena de novembro e a ativação deve ocorrer até o fim do ano.

A Superintendência de Trânsito decidiu tornar o cruzamento semaforizado após estudos de engenharia de tráfego e monitorar o fluxo de veículos que passam pelo local.

A solicitação foi dos moradores, explica o diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito, Pedro Darci da Silva Júnior.

Os moradores contaram que houve aumento da velocidade e a falta de respeito à sinalização na Rua Hipólito da Costa, depois de a via ter recebido nova pavimentação asfáltica.

Semáforo no Xaxim
Foto: Valdecir Galor
Sinalização onde precisa

O diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito ressalta que nem todo local tem a indicação para esse tipo de sinalização.

“A função dos semáforos é reduzir conflitos, regulamentar o direito e o tempo de passagem em cada uma das vias para motoristas e também da travessia de pedestres”, explica Pedro Darci da Silva Júnior.

Neste ano, a Prefeitura de Curitiba instalou 16 novos semáforos em toda a cidade. Na Regional Boqueirão, este será o segundo equipamento do ano. O primeiro foi no cruzamento das ruas Omar Raymundo Picheth e Carlos Pisani, ligado no início de novembro.

Asfalto novo

A revitalização da Rua Hipólito da Costa foi feita em duas etapas. A primeira, em 2017, no Xaxim, entregou asfalto novo para 2,3 quilômetros de via no trecho entre as ruas Anne Frank e Carolina Gabardo. Nesse trecho está o cruzamento com a Rua Paulo Setúbal.

Na segunda etapa, finalizada em janeiro, a Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu a renovação do pavimento, que era de antipó, numa extensão de 850 metros, desde a Rua Anne Frank até a Rua Canal Belém, no Boqueirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *