Bairros Água Verde e Portão ganham nova ligação com binário de trânsito

Os bairros Portão e Água Verde ganham uma nova interligação a partir da próxima semana, com o início da operação de um novo binário de trânsito. O sentido único de circulação começa a valer às 15h da terça-feira, dia 23 de junho de 2020, na Rua Amazonas e na Avenida dos Estados com a continuação dela, a Rua Castro.

O novo binário completa os sentidos únicos já existentes nas ruas de acesso a essas vias: de um lado, a Rua Professor Luís César, paralela ao Cemitério do Água Verde, e do outro, as ruas Arion Niepce da Silva e Engenheiro Niepce da Silva.

“São três quilômetros de mão única que melhoram a fluidez de trânsito e reduzem riscos de acidentes, pelo fim dos conflitos em conversões e visibilidade”, explica a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

Amazonas Avenida dos Estados
Bairros ganham nova ligação com binário de trânsito

O motorista que seguir sentido Água Verde pode acessar a mão única a partir da Rua Engenheiro Niepce da Silva, no cruzamento com a Avenida República Argentina, até chegar na Rua Amazonas. Pela Rua Amazonas, o motorista chega na Rua Engenheiro José de Souza e, virando à esquerda nesta via e logo depois à direita, acessa a Rua Castro, que continua o sentido único nessa direção.

Para o sentido Portão, a partir da Rua Professor Luiz César o motorista acessa a mão única da Avenida dos Estados no cruzamento com a Rua Santa Catarina, seguindo até que a via continue pelo sentido único da Rua Arion Niepce da Silva.

Pela Avenida dos Estados, chegam a passar 1,5 mil veículos por hora de maior movimento. Pela Amazonas, 500.

Avenida dos Estados no Água Verde
A Avenida dos Estados no Água Verde passa a fazer binário com a rua Amazonas a partir da próxima terça-feira, dia 23 de junho (Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Comunicação Social)
Semáforos e EstaR

Com o binário, dois novos cruzamentos passarão a ser semaforizados, para organizar o fluxo de veículos e a passagem de pedestres: entre a Avenida dos Estados com a Rua Goiás e entre as ruas Amazonas e Santa Catarina.

Para proporcionar maior rotatividade nas vagas de estacionamento, pela grande quantidade de comércio na região, haverá Estacionamento Regulamentado (EstaR) em três trechos:

– Avenida dos Estados (da Rua Palmeiras até a Rua Guilherme Pugsley);
– Rua Morretes (da Avenida dos Estados até a Avenida República Argentina);
– Rua Castro (da Rua Palmeiras até a Avenida Água Verde).

Mudanças amplas na região

Para o novo binário da cidade, foram feitas correções geométricas e alterações no traçado de calçadas e pista. “Também como preparação para o binário, outras alterações prévias estão ocorrendo, como parte de uma grande reestruturação no trânsito da região”, pontua Rosângela Battistella.

Desde a terça-feira, dia 16 de junho, a Rua Murilo do Amaral Ferreira – perpendicular ao binário – tem sentido único em direção à Rua Castro, a partir da Rua Guilherme Pugsley – a via rápida sentido Centro.

Na Rua Goiás, o sentido único está funcionando desde o fim da manhã desta quarta-feira, dia 17 de junho, no trecho entre a Avenida dos Estados e Rua Amazonas. Houve, ainda, mudança em preferenciais. O motorista que estiver na Rua Engenheiro Niepce da Silva passou a ter preferência sobre aqueles da Rua Ponta Grossa. E o motorista que trafega pela Rua Amazonas agora tem a preferência no cruzamento com as ruas Morretes, Acre, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Rua Goiás
A Rua Goiás está com sentido único desde o fim da manhã desta quarta-feira, dia 17 de junho, no trecho entre a Avenida dos Estados e Rua Amazonas (Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Desde o mês passado, outras ruas do Água Verde funcionam em mão única: Travessa Capitão Clementino Paraná, Rua Salustiano Cordeiro e Rua Marquês do Paraná.

Recuperação da malha viária

A exemplo do que ocorreu recentemente com a Rua Goiás e Avenida dos Estados, o Água Verde teve o pavimento de dez de suas principais vias requalificado. Os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas alcançaram 9.528 metros.

O asfalto novo oferece mais conforto e segurança a motoristas e passageiros, além de valorizar e melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro.

No bairro Portão, as melhorias chegaram até aqui a 11 ruas. O renovado pavimento asfáltico percorre 8.062 metros de extensão.

A requalificação do pavimento das ruas que servem o Água Verde e o Portão faz parte do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, que desde 2017, até maio deste ano realizou 729 ações de pavimentação em 640 ruas – algumas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de asfalto novo no referido período chegou a 383.655 metros.

Mais segurança viária

Já são 13 os binários implantados desde 2017, reduzindo conflitos de conversão e visibilidade. Confira:

1) 2017: Nilo Peçanha – Mateus Leme (do São Lourenço ao São Francisco)
2) 2018: Major França Gomes e José Alencar Guimarães (Santa Quitéria)
3) 2019: Ourizona e Nova Aurora (Sítio Cercado)
4) 2019: Silveira Peixoto e Padre Ildefonso (Batel)
5) 2019: João Soares Barcelos e Oliveira Viana – prolongamento em uma quadra do binário já existente (Hauer)
6) 2019: João Bettega e Luiz Parigot de Souza (Portão)
7) 2019: Arthur Tambosi – canal no meio das duas pistas (Cidade Industrial de Curitiba)
8) 2019: José Naves da Cunha e Nossa Senhora Aparecida (Seminário)
9) 2019: Álvaro Jorge e Professor Dário Veloso (Vila Izabel)
10) 2020: Padre Leonardo Nunes e Francisco Klemtz (Portão)
11) 2020: Alberto Folloni e Marechal Hermes (Ahú e Juvevê)
12) 2020: Sebastião Marcos Luiz e Niterói (Cajuru)
13) 2020: Avenida dos Estados e Amazonas (Água Verde)

Leia também

– Com novo binário, linha Juvevê – Água Verde será substituída por integração temporal

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.