Mais sete estações-tubo de Curitiba iniciam reforma na próxima segunda-feira (26), dentro do programa de revitalização da Urbanização de Curitiba (Urbs), que prevê melhorias em 69 unidades até outubro de 2025. Durante as obras, as estações ficarão parcial ou totalmente desativadas, exigindo atenção dos passageiros quanto ao local de embarque e desembarque.
As estações-tubo afetadas são: Passeio Público, Antônio Lago, Moysés Marcondes, Eucaliptos, João Viana Seiler, Euclides da Cunha e Hipólito da Costa. A desativação varia entre parcial e total, com datas previstas de 26 de maio a 14 de junho, a depender da unidade. As linhas afetadas incluem o Ligeirão Norte/Sul, Circular Sul e linhas dos eixos Boqueirão e Capão Raso.
- Leia também: Curitiba analisa nova lei de transporte para PcD
Programa de revitalização melhora acessibilidade e conforto para os usuários
As obras envolvem troca do piso naval, substituição de estruturas metálicas com corrosão, reposicionamento de catracas para facilitar o acesso e melhorias na acessibilidade. O projeto busca modernizar as estações-tubo e oferecer mais conforto aos passageiros.
Desde 2022, 203 estações-tubo passaram por reformas. Os usuários são informados sobre as mudanças por cartazes nos ônibus. Durante as intervenções, o uso de estações alternativas próximas garante a continuidade do serviço.