O Fala Curitiba, uma consulta pública realizada anualmente pela Prefeitura de Curitiba para ouvir sugestões da população a fim de melhorar a cidade, iniciará sua fase de reuniões presenciais na segunda-feira, dia 15 de maio. Serão realizados 29 encontros até o dia 7 de junho, com o objetivo de facilitar a participação dos moradores. As primeiras reuniões ocorrerão simultaneamente na Regional Bairro Novo e na Regional Boa Vista. Ao todo, serão 16 noites de trabalhos, com programação em diferentes regiões da cidade.
Os participantes terão a oportunidade de detalhar suas demandas e discuti-las com os técnicos da Prefeitura responsáveis por cada área, além de defender suas propostas junto aos demais participantes. É destacada a importância da presença daqueles que já registraram suas demandas na primeira etapa, preenchendo o formulário pelo site ou utilizando o Fala Móvel, uma unidade móvel que percorre os bairros para facilitar o acesso de pessoas que não têm tempo, não sabem utilizar a internet ou preferem preencher o formulário impresso.
Durante quase 40 dias, o Fala Móvel percorreu mais de 200 pontos da cidade, atendendo à população. Antes do início da fase presencial, no sábado, dia 13 de maio, o veículo estará estacionado no Parque São Lourenço para sua última incursão pelos parques da cidade.
Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, o Fala Curitiba recebeu 403 demandas formuladas pela população, das quais 85% já foram concluídas e 15% estão em andamento. Exemplos de ações resultantes da participação popular incluem o retorno dos personagens da Família Folhas, em resposta a pedidos da comunidade da Regional CIC por ações de educação ambiental sobre a correta destinação de diferentes tipos de resíduos, bem como a instalação de semáforos na esquina das Ruas Cleto da Silva e Carmelitas e a pavimentação recente da Rua Cascavel, na Regional Boqueirão.
Na primeira fase da consulta, as áreas de Obras e Segurança foram as que receberam mais sugestões até o momento, com 4.785 e 4.510 indicações, respectivamente. Cada pessoa pode escolher até cinco áreas prioritárias entre as disponíveis.